Quando começamos a ler sobre a criação de estratégias de marketing, uma palavra sempre se destaca: a integração. O conteúdo criado para diversos canais de comunicação precisa estar alinhado para que a audiência tenha uma visão unificada (e não fragmentada) da sua marca.

Mas como garantir que uma campanha de marketing navegue fluidamente dos canais físicos, como o anúncios publicitários no OOH da Mobees, para os virtuais, como o seu site ou um canal de compra do seu produto? Isso é o que a gente conversa no artigo de hoje. Vem ver!

Por que rastrear a conversão?

Quando você sabe quantas pessoas viram o seu anúncio nas ruas e acessaram de fato o seu site, o seu aplicativo ou compraram os seus produtos, isso significa que você consegue medir o grau de interesse que a sua campanha de marketing gerou na sua audiência. 

E, claro, quanto mais acessos ou compras você conseguir angariar, maior é a efetividade da sua campanha e melhor foi o investimento financeiro que você fez. Ou seja, conseguir rastrear a conversão dos seus anúncios em OOH está diretamente ligado ao seu ROI e aos KPIs usados para medi-lo. 

Para entender quais campanhas estão dando certo, quais fórmulas repetir e quais eliminar da sua estratégia, medir a conversão é fundamental.

3 formas de medir a conversão do OOH para o online

Bom, vamos ao que interessa! Aqui está uma lista de três formas de pensar as suas estratégias de marketing de forma integrada, amarrando a dinâmica dos anúncios publicitários de rua com as suas ações no digital.

Um link exclusivo para o seu OOH

Uma das opções para rastrear se os seus anúncios publicitários de rua estão sendo efetivos é criar um link exclusivo para ele. A ideia aqui é divulgar uma URL curtinha e fácil de ser lembrada, que a audiência possa ver escrita no seu OOH, digitar no celular e acessar o conteúdo sem dificuldades.

Mas por que o link precisa ser exclusivo? A URL que vai nos anúncios publicitários precisa ser disponibilizada apenas nessa publicidade de rua para que você tenha certeza de que todo o tráfego que está chegando para esse site tenha vindo da sua campanha de OOH. Afinal, se a mesma URL é divulgada em banners online e nos anúncios de rua, torna-se difícil saber qual parte da audiência veio de origem.

Isso significa que você precisa ter uma landing page diferente, que deve ser exibida apenas para quem acessar o link pelo seu OOH? Não! O que precisa variar é a URL de acesso, que deve ser parametrizada. Isso é uma URL que foi preparada para sinalizar a sua origem e, quando chegar no seu Google Analytics, a plataforma será capaz de ver que aquela URL era a aplicada aos seus anúncios publicitários de rua, identificando a origem do público.

Criar um cupom de desconto exclusivo para o OOH

Uma segunda opção, talvez ainda mais atraente do ponto de vista do consumidor, é disponibilizar um cupom nas suas peças de OOH. Ele é uma boa ideia para quando o seu site já é bastante conhecido e a audiência saberá encontrá-lo sem dificuldades ou quando a compra está sendo estimulada através do seu aplicativo, por exemplo.

A lógica fica muito parecida com a da URL exclusiva: é preciso ser um código de desconto que seja disponibilizado apenas nos seus criativos de OOH. Assim, você consegue ver quantas pessoas viram os seus anúncios publicitários e se interessaram o suficiente para usar esse código em uma compra.

Porém, lembre-se: é muito importante deixar claro onde esse código deve ser inserido e qual é a vantagem que ele traz. Restaurantes podem, por exemplo, exibir no OOH cupons de 25% de desconto (vantagem), a serem inseridos no aplicativo do Uber Eats (onde) para pagar menos no seu delivery.

Combine geolocalização com mobile retargeting 

O uso de retargeting em conjunto com anúncios OOH criou outro canal pelo qual as empresas podem atingir seu público-alvo de forma única e inovadora. Para ampliar o alcance das campanhas de mídia exterior, os anunciantes estão combinando tecnologias para alcançar seus consumidores quando é mais importante - quando eles têm maior probabilidade de pesquisar, comprar, clicar, compartilhar ou visitar.

Uma pesquisa feita pela agência Campaign Media, no Reino Unido, mostrou que as taxas de cliques em celulares aumentaram em até 15% quando foram apoiadas por anúncios OOH. Já um estudo feito pela agência Outsmart afirma que campanhas de mídia OOH causam um aumento de 38% nas ações de curto prazo realizadas por meio de celulares.

Os dados de geolocalização permitem que os anunciantes gerem informações que indicam os alvos certos para seus anúncios, no lugar certo, na hora certa. E isso torna o DOOH um líder em inteligência de localização de público. 

Viu só? O que acontece no OOH e o que o pessoal interage na internet podem - e devem! - estar conectados! As suas estratégias de marketing ficam mais complexas, ricas e ganham um potencial maior de conversão quando o trabalho é feito pensando em todas as etapas do processo, do impacto pelo criativo à compra.

E por falar em estratégias de marketing, que tal conhecer melhor as vantagens de anunciar com a Mobees? O nosso OOH é móvel, funciona por geolocalização e é uma mídia programática, ou seja, não falta inteligência para agregar no seu negócio. Vem com a gente anunciar de um jeito diferente!