O objetivo primário de qualquer campanha de anúncios publicitários é aparecer, ser vista pelo público. Mas isso só não basta! Para garantir uma boa consideração de marca e a efetividade dos seus criativos, eles precisam estar legíveis, fáceis de compreender e confortáveis ao olhar.

Por isso, no artigo de hoje, a nossa conversa é sobre como se aproximar da audiência e garantir uma experiência agradável com os seus anúncios publicitários nas telas da Mobees. Vem com a gente!

Um OOH móvel precisa de uma mensagem curta

Vai começar a criar as imagens para exibir no OOH da Mobees? A primeira coisa que você pensar é em que situações os seus anúncios publicitários vão ser exibidos.

O primeiro fator a se considerar é que durante boa parte do tempo, as nossas telas inteligentes estão circulando pela cidade, e não paradas em um sinal. Ou seja, é preciso criar tendo em mente a mobilidade. O segundo fator é que o seu público também estará on the go, a caminho de casa, do trabalho ou do supermercado por exemplo. Por fim, vale considerar que o tempo médio de cada animação das nossas telas é de 8 segundos.

Por isso, a melhor mensagem para os seus anúncios publicitários no nosso OOH é aquela que for curta, objetiva e clara. Nesse caso, definitivamente menos é mais: é mais importante manter a mensagem fácil de compreender e atrativa do que inserir muitas informações e dificultar a leitura. 

Com uma mensagem rápida de ler e fácil de entender, não importa quanto tempo o seu público tenha para apreciar o criativo, ele irá compreender o que foi dito de qualquer forma. E isso vale para a animação também! Aposte em movimentos lentos e sutis.

Para isso, se a sua campanha for focada em consideração de marca, pense em uma assinatura bem direta, que deixe claro a que a sua marca veio e o que ela promete. Já se a campanha de marketing veiculada tiver foco em vendas, opte por informações curtas como “pizza 2x1” ou “50% de desconto na sua pizza”.

Adicione contraste aos seus anúncios publicitários

Quando os seus criativos estão rodando a cidade nas telas da Mobees, o mais importante é garantir que eles chamem atenção: eles devem se sobressair na multidão de carros e poder serem vistos de longe, para atrair mais clientes em potencial, certo?

Para ajudar nisso, as nossas telas são melhor visualizadas entre 3 e 30 metros, além de oferecer um controle de brilho automático. Sabe para quê? Para garantir que os seus anúncios publicitários sejam vistos com conforto e facilidade pelo público, seja de dia ou de noite.

Porém, mesmo com toda essa tecnologia, esse resultado pode ser difícil de alcançar se você optar por usar cores muito próximas entre si, como o branco e um rosa clarinho, por exemplo. De longe, essas cores podem confundir o olhar e parecer se fundir em uma coisa só, dificultando a leitura.

Por isso, na hora de criar seus anúncios publicitários para uma campanha de OOH móvel, tente adotar cores contrastantes, com uma diferença mínima de 40% de luminosidade entre elas. E, na dúvida, prefira aplicar um texto claro sobre um fundo escuro. A ideia aqui é fazer com que as cores permitam uma leitura fácil do que está escrito ou a identificação rápida das imagens, mesmo à distância e em movimento. 

Bons exemplos de cores contrastantes são branco em azul, amarelo em preto ou branco em preto, por exemplo. 

Lembre-se: a Mobees trabalha com mídia programática

Um dos fatores para os seus anúncios publicitários chamarem atenção em uma campanha de OOH é a relevância deles para a audiência, ou seja, a sua capacidade de se conectar com a realidade de quem vê o anúncio. E, nesse sentido, a mídia programática é uma ferramenta poderosa para trazer contexto para os seus criativos.

As telas inteligentes da Mobees são capazes de identificar a temperatura, se está chovendo ou não, se o trânsito está ruim ou livre, qual é o dia da semana em que os anúncios publicitários vão ser exibidos e por qual local o carro está passando, por exemplo. Elas também conseguem identificar eventos, como o dia da final de um grande campeonato de futebol ou de um feriado importante na cidade.

Por isso, abuse dessas informações para criar os seus anúncios publicitários brincando com o clima, com o trânsito, com o horário ou com datas comemorativas. Assim, a sua marca consegue se relacionar diretamente com a realidade da audiência e garantir um criativo mais interessante para quem vê.

Atenção aos tamanhos da arte e do texto

As telas da Mobees trabalham com arquivos finais de 288 pixels de largura e 96 pixels de altura. Para garantir que os seus anúncios publicitários não sejam exibidos com cortes, é importante deixar 8 pixels de margem, ok?

Uma boa ideia para garantir a legibilidade é criar a sua arte no já tamanho final, assim você sente se os elementos na tela estão numa boa proporção. Depois, envie o criativo para a gente: pode ser uma imagem estática, uma animação simples (GIF) ou um vídeo MP4, com até 1MB de peso. A gente te ajuda a testar o anúncio e conferir se ele será visualizado com facilidade.

E por fim, voltando ao assunto da legibilidade, evite usar letras pequenas e prefira famílias de fontes tipo sans-serif. Se o texto estiver com um peso regular, o mínimo do corpo deve ser de 14px. Já se for um peso light, 13px. Ficou em dúvida? O corpo mínimo de 16px costuma funcionar bem em qualquer ocasião.

Quer saber mais? Pede o guia de design da Mobees!

Se você quer saber mais sobre as instruções de construção dos seus anúncios publicitários com a Mobees ou precisa passar essas especificações para a sua equipe de designers, não tem problema!

Nós preparamos um guia com tudo que você precisa saber para colocar a sua arte no ar na nossa plataforma e garantir o sucesso da sua campanha nas ruas. Ele é enviado a todos os nossos anunciantes, para facilitar a sua experiência com a Mobees.

Se animou para anunciar com a gente? Então, esperamos você no nosso site, onde você descobre todas as vantagens de posicionar os seus anúncios publicitários em um OOH móvel, digital e mensurável!