A gente já conversou por aqui antes sobre a importância de trabalhar sazonalidade nas suas estratégias de marketing para OOH. E, é claro, a Black Friday é um grande marco na sazonalidade da maior parte das marcas que comercializa em B2C, já que ela é uma das maiores responsáveis por movimentar o ponteiro das vendas no Brasil.

E como a Black Friday 2020 está chegando, que tal ver algumas ideias de como trabalhar anúncios publicitários em OOH para essa data?

Por que apostar na Black Friday para o seu OOH?

A Black Friday desembarcou no Brasil por influência estadunidense, mas já está muito claro que é uma data que veio para ficar. O consumidor brasileiro já se acostumou a ter mais esse momento de consumo na sua rotina, de forma que já faz uma lista do que pretende comprar na Black Friday, pesquisa os preços com antecedência e confere as ofertas avidamente quando a data chega.

Só no comércio online, foram registrados mais de 3,2 bilhões de reais em vendas em 2019, um aumento de cerca de 23% em relação ao ano anterior. Já o gasto médio por consumidor ficou na casa dos R$602, que é uma quantia significativa, se considerarmos que a renda média do trabalhador brasileiro é de R$2234

A data se tornou tão forte que foi capaz de convencer 418 mil brasileiros a fazerem compras online pela primeira vez na vida! Ao todo, 2,85 milhões de brasileiros compraram algo pela internet na Black Friday, um percentual 18% maior do que aconteceu em 2018.

Outro dado importante de sabermos é que 55% das compras feitas online na Black Friday de 2019 foram via mobile, o que representa nada menos do que um aumento de 103% em relação a 2018. Ou seja, as compras mobile também se tornam cada vez mais aceitas entre os brasileiros e estão movimentando grandes somas durante essa data comemorativa.

Ok, mas o que tem tudo isso a ver com os anúncios publicitários em OOH?

Bom, o Out of Home Advertising Study, uma pesquisa feita pela Nielsen em 2019, indica que os anúncios publicitários de rua têm um impacto grande na maneira como o consumidor se comporta online. Segundo o estudo, 66% dos usuários de smartphones reagem usando o celular após ver um OOH!

Pois é, e 33% dos entrevistados aprofundou a sua pesquisa sobre a campanha de marketing pela qual foi impactado no seu celular, seja olhando o site da marca ou as suas redes sociais.

Ou seja, se você quer incentivar essas vendas online durante a Black Friday, especialmente através do mobile, uma campanha de marketing para OOH pode ser a sua grande aliada.

Como trabalhar o seu OOH na Black Friday

Ok, agora que a gente já sabe que misturar publicidade de rua e uma campanha de marketing focada em Black Friday pode dar samba, que tal conferir algumas abordagens que você pode adotar nos seus anúncios publicitários para chamar a atenção do público?

Mostre a diversidade do portfólio em promoção

Invada as ruas mostrando toda a variedade de produtos que você tem no seu catálogo e que estão em promoção. Assim, você transmite pro seu público a ideia de que qualquer coisa que eles estejam precisando sobre esse assunto, conseguem comprar com descontos no seu negócio.

Para isso, você pode optar por lançar uma campanha de marketing nas nossas telinhas com múltiplos criativos, ou aproveitar a nova funcionalidade do nosso OOH, o Flashmob, para divulgar todos ao mesmo tempo e causar um baita impacto nas ruas.

Foque a sua mensagem nos números que impressionam

Outra maneira de chamar atenção para as suas promoções de Black Friday é focar nos valores. Ao mostrar que você tem vantagens muito significativas, que podem afetar fortemente o bolso do seu consumidor, ele se mostrará mais disposto a pesquisar a sua marca em busca de algo que o interesse.

Para isso, trabalhe fatos como "mais de 400 produtos em promoção" ou "descontos de até 70%". Garanta que a sua mensagem esteja focada em tudo aquilo que chama a atenção. 

Prepare-se para atuar também no pós-Black Friday

Uma das grandes vantagens do OOH da Mobees é que você consegue colocar os seus anúncios publicitários nas ruas rapidamente. E isso, é claro, precisa e pode ser usado a seu favor, inclusive no caso das promoções da Black Friday!

Se você estocou muito de um determinado produto e ele acabou não sendo um best-seller durante essa data comemorativa, então aproveite para criar uma nova campanha de marketing para queimar as "rebarbas" da Black Friday no sábado e domingo seguintes à data. 

Foque a comunicação nos produtos que você pretende vender e não se esqueça daquelas características que fazem deles imperdíveis!

E quem não tem e-commerce, pode se beneficiar do OOH também?

Certamente! Os seus anúncios publicitários nas telas da Mobees podem ter uma lógica de levar o seu consumidor até o ponto de compra mais próximo.

Aposte na dupla geolocalização + lojas físicas

O recurso de geolocalização das telinhas inteligentes da Mobees permite que você posicione os seus anúncios publicitários nos arredores das suas lojas físicas, que estarão com descontos. Isso faz com que o público se sinta mais inclinado a ir até o lugar conferir, já que estão ali pertinho e não vai dar tanto trabalho assim.

Para reforçar esse efeito nas suas mensagens, deixe claro nos criativos que os descontos estão a menos de 200m de distância ou a 3 minutos de caminhada, por exemplo. Assim, você deixa claro que é possível garantir descontos com um pequeno desvio na sua rota original.

Bora começar a pensar na sua campanha de marketing para a Black Friday? O OOH da Mobees é móvel, geolocalizado, digital e trabalha em tempo real. A gente vai até o onde o seu público está e exibe os seus anúncios publicitários onde e quando você quiser, oferecendo acompanhamento de resultados ao vivo. Vem com a gente fazer um OOH estratégico e inteligente!