Ficar em um espaço fechado e restrito junto com o passageiro coloca o motorista de aplicativo em risco de contrair o coronavírus. Por isso, é importante garantir que você tome algumas medidas para que o seu tempo de trabalho não deixe você mais exposto do que o necessário.

Afinal, o coronavírus veio com tudo, derruba muita gente e, quanto mais você conseguir se manter protegido, maiores são as chances de você continuar saudável e garantindo o seu dinheiro do mês como motorista de aplicativo normalmente. Então, vem ver essas 8 dicas para manter você são e salvo!

8 dicas de combate ao coronavírus

1. Deixe os vidros abertos

O motorista de aplicativo geralmente aumenta ou diminui o ar condicionado no carro conforme a preferência do cliente. Porém, levando em consideração a segurança em meio à pandemia, vale bater um papo com o passageiro e explicar que é melhor para todo mundo se vocês curtirem um fresquinho natural do vidro aberto.

Quer saber por que isso é importante? Porque manter o ar circulando evita que o coronavírus repouse no ar parado e fechado dentro do carro, aumentando as chances de você se contaminar.

2. Higienize as mãos várias vezes ao dia

Sabe com o que o motorista de aplicativo não pode dar mole? Em deixar faltar a limpeza constante das mãos. Para isso, quando você tiver uns minutinhos sem corrida, vale parar o carro e correr para lavar as mãos com água e sabão mesmo.

Entre as corridas, outra boa ideia é deixar o álcool em gel no descanso para copos do seu carro e usar sem moderação. Ou, se preferir, para garantir mais segurança ainda, use luvas descartáveis enquanto estiver dentro do carro.

E, mesmo se você estiver tomando todos os cuidados de deixar a sua mão sempre limpa, lembre-se de evitar encostar no seu rosto!  

3. Não tenha vergonha de usar máscaras

É super recomendável que quem esteja trabalhando com atendimento ao público durante a pandemia use máscaras o tempo inteiro e, é claro, o motorista de aplicativo se encaixa nessa recomendação.

Parece besteira, mas essa medida faz muito sentido, já que o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estimam que aproximadamente 25% das pessoas portadoras do coronavírus não demonstram nenhum sintoma da doença. Ou seja, pode ser que a própria pessoa que tem o vírus não saiba que está doente.

Mas fique tranquilo! Não estamos falando daquelas máscaras hospitalares, caras e descartáveis: você pode confeccionar suas próprias máscaras reutilizáveis em casa, com tecidos antigos ou camisas que você não usa mais (olha só alguns exemplos). Assim, você e o seu passageiro ficam mais seguros durante o deslocamento.

E se você tiver alguém na família com talento para a produção de máscaras, quem sabe você não consegue fazer um dinheirinho no carro, vendendo esses itens de proteção para os seus passageiros? Eles podem pagar através da opção de dar gorjeta no aplicativo de transporte, assim vocês não precisam mexer em dinheiro.

Como cuidar da sua máscara

O primeiro passo é nunca encostar na máscara ao longo do dia, para não contaminá-la com as suas mãos. Se for tirá-la para almoçar, higienize sempre as mãos antes.

Já no fim do expediente, quando você chegar em casa, deixe a sua máscara de molho por 10 a 20 minutos em uma solução de 10ml de água sanitária (1 colher de sopa, mais ou menos) para cada 0,5L de água. Depois, deixe a máscara secar ao ar livre. Quando ela estiver sequinha, passe a ferro quente. 

4. Desinfete o seu carro frequentemente

O motorista de aplicativo fica muito exposto ao coronavírus. Afinal, diversas pessoas passam pelo seu carro diariamente, que são possíveis vetores de contaminação pelo vírus. Para evitar que a sua saúde sofra por conta da profissão, existem algumas medidas que você pode tomar para se prevenir da contaminação.

Uma delas é desinfetar com álcool 70 as áreas nas quais os clientes mais encostam, como maçanetas e o descanso de braço. Higienize com álcool e frequentemente também o volante, a marcha, o porta-luvas e os locais onde você encosta.

Por fim, chegou a hora de cuidar dos bancos do carro: aspire o estofamento, borrife com uma mistura de água e sabão e passe uma escova macia, para garantir que qualquer vírus preso ali seja morto.


5. Evite contato físico

Nada de se despedir com aperto de mão em tempos de coronavírus, ok? E, sempre que possível, o motorista de aplicativo também deve evitar encostar nos pertences do passageiro (como no caso de malas ou sacolas de compras, por exemplo).

6. Ajude o passageiro a te proteger

Para garantir a sua própria segurança, uma boa ideia é oferecer álcool em gel para os passageiros higienizarem as mãos ao entrar no carro. 

E, em contrapartida, vale ser cuidadoso com o passageiro também. Sentiu vontade de tossir ou espirrar? A indicação é usar o seu braço para tampar a propagação de gotículas.

7. Evite receber em dinheiro

Se dinheiro já é uma coisa suja, imagina com o coronavírus circulando por aí! E o mesmo vale para os cartões de crédito. Por isso, se puder escolher, o motorista de aplicativo fica mais seguro quando dá preferência às corridas feitas com pagamento através do próprio app mesmo.

E se você quebra um galho fazendo corridas para amigos e familiares sem necessidade de ligar o aplicativo, pede para o seu conhecido transferir o valor para a sua conta, ao invés de pagar ali na hora. Assim, você se protege e continua saudável para garantir mais corridas.

8. Não acumule nada dentro do carro

É comum que, quando o passageiro esqueça algo dentro do carro, o motorista de aplicativo guarde para o caso de alguém aparecer procurando por aquele item. Porém, guardar qualquer coisa agora pode significar se expor a um risco.

Se quiser garantir a devolução do objeto ao passageiro, tenha uma caixa dentro do carro apenas para esses itens perdidos e não encoste nela para mais nada. Toda vez que precisar mexer na caixa, limpe as mãos logo em seguida.

Já no caso de lixos deixados pelo passageiro no seu carro, descarte-os em uma lixeira de rua assim que a corrida acabar, não fique circulando com ele por aí. E, é claro, higienize as mãos depois de jogar o objeto fora.

Iniciativas da Mobees para ajudar o motorista de aplicativo contra o coronavírus

E já que o assunto é proteger o motorista de aplicativo contra o coronavírus, é claro que a Mobees não podia ficar de fora! Nós desenvolvemos algumas maneiras de você incrementar o seu carro e o seu dia a dia para se manter saudável e faturando mesmo em plena pandemia. Olha só!

1. Geração de renda

A gente sabe que o momento é difícil: com menos pessoas circulando nas ruas, fica mais difícil para o motorista de aplicativo garantir a sua renda mensal. Mas, para compensar o faturamento baixo, agora você tem como ganhar um dinheiro extra com a Mobees. 

Existem 3 maneiras diferentes de aumentar os seus ganhos se tornando nosso parceiro, que garantem para os motoristas um mínimo de R$1000 a mais por mês - um valor fixo, garantido, sem precisar trabalhar horas a mais.

Quer saber como? Vem ver as maneiras de faturar com a Mobees.

2. Proteção física para motoristas e passageiros

Não dá para negar, o motorista de aplicativo é um profissional que fica muito exposto, afinal, ele recebe dezenas de passageiros no seu carro ao longo de um dia.

Por isso, para garantir uma proteção extra para ele e para os passageiros também, nós encomendamos de uma empresa parceira a criação e proteção de uma divisória que separa os bancos dianteiros dos bancos traseiros do carro. O material é resistente o suficiente para durar, mas não é perigoso em caso de batidas. Ou seja, segurança garantida!

Para garantir a sua divisória protetora, a gente também facilita! O equipamento é vendido pelo preço de custo e a Mobees cobre 50% desse valor. Os outros 50%, tem o pagamento facilitado: você pode optar por fazer o desconto direto do dinheiro que você receberia ao final do primeiro mês da nossa parceria. Assim, você se protege sem tirar um centavo do seu bolso!

Quer mais? Os nossos 100 primeiros motoristas ainda ganham a divisória de proteção na instalação do seu equipamento da Mobees!

E para quem ainda não é um motorista parceiro da Mobees também tem vantagens: você pode acessar o site da Driver Shield para garantir a sua divisória de proteção usando o cupom MOBEES na hora de fechar a compra para garantir R$100 de desconto até o final de junho. Não dê bobeira, aproveite! 

3. Higienização para motoristas e passageiros

Para garantir que você possa higienizar as mãos e o seu carro ao longo do dia, os nossos motoristas estão recebendo álcool em gel álcool em gel junto com o kit de instalação da Mobees.

Já para garantir a assepsia dos seus clientes, faremos também uma distribuição de embalagens individuais e descartáveis de álcool em gel, que você pode fornecer aos passageiros. Assim, eles ficam com as mãos limpas e ajudam a manter o seu carro protegido contra o coronavírus também.

4. Desinfecção do Automóvel

E, por fim, uma novidade! O motorista de aplicativo parceiro da Mobees também ganha rodadas de desinfecção preventiva para o seu carro, que duram 3 dias e mantêm você livre do coronavírus. Vamos divulgar em breve o local e outras informações, então fique ligado!

Essa desinfecção também pode ser feita por quem ainda não é parceiro da Mobees, mas os nossos motoristas têm prioridade!

Viu só? Para a Mobees, parceria é coisa séria, então a gente não te deixa na mão durante a pandemia.

Quer saber onde garantir o álcool em gel para os seus clientes, a divisória para o seu carro e as lavagens para desinfetar o seu veículo? Corre lá no site da Mobees, cadastre-se e proteja-se!