Estar presente nas redes sociais é fundamental, mas e se a sua marca pudesse estar presente em todo lugar? Essa é mais ou menos a ideia das estratégias de marketing que usam o conceito de omnichannel como premissa para lidar com o consumidor. E a melhor notícia é que existem diversos motivos pelos quais se fazer lembrar funciona!

No nosso artigo de hoje, a gente conta um pouco mais sobre o que são as campanhas de marketing omnichannel, suas vantagens e como a Mobees pode te ajudar a implementar a sua. Vem com a gente!

O que é o marketing omnichannel?

Uma das estratégias de marketing mais comentadas atualmente, o omnichannel ainda deixa muita gente na dúvida do seu significado. Mas, basicamente, o seu nome já entrega quase tudo o que você precisa saber: “omni” é a palavra latina para todos, enquanto “channel” é a palavra inglesa para canal.

Por isso, empresas que adotam estratégias de marketing omnichannel oferecem seus produtos, serviços e se fazem presentes na vida dos seus consumidores em diversos meios de comunicação.

Essa é uma forma extremamente atual de se pensar comunicação e parte do princípio que a divisão entre o online e o offline não existe mais: o seu consumidor é um só, esteja ele na sua loja física, na online ou nas ruas! E, por isso, ele espera que a sua marca também seja consistente na forma de tratá-lo, não importa em qual ponto de contato escolhido por ele.

Para isso, a experiência de contato com a sua marca precisa ser fluida e integrada entre todos os canais de comunicação e vendas, como redes sociais, telefones, loja física, lojas de parceiros, apps, entre outros.

Quais são as vantagens dessa estratégia?

As marcas que atuam em diversos meios de comunicação têm a vantagem de estar presentes sempre onde a audiência está, gerando um contato constante com o seu público-alvo. Assim, elas se tornam uma grande fatia do share of mind dos seus consumidores, sendo mais frequentemente lembradas e gerando mais vendas.

Além disso, para que uma campanha consiga apresentar um novo produto, fazer o consumidor considerar a compra e finalmente chegar ao estágio da conversão, esse cliente em potencial precisa ser impactado diversas vezes pela sua marca. É preciso construir uma mensagem, através de anúncios publicitários variados.

Porém, fazer isso através de banners em sites e redes sociais repetitivamente pode ser invasivo e acabar aborrecendo o usuário. O resultado? Além de desconsiderar a sua marca como uma opção de compra, ele pode até mesmo ativar mecanismos de bloqueio de anúncios publicitários. Ou seja, isso se torna um grande tiro no pé.

Nesse sentido, as campanhas de marketing omnichannel funcionam bem, já que é possível chegar até um mesmo consumidor em diversos momentos do dia dele, em diferentes locais e mídias.

E se a sua campanha de marketing contar com o OOH digital da Mobees, ainda é possível amplificar a sua mensagem nas ruas quando o usuário está on the go, ou seja, a caminho da casa de um parente, amigo, do trabalho ou de um restaurante. Assim, você não depende que ele abra nenhum site ou rede social para saber mais sobre o seu produto.

Por fim, as estratégias de marketing omnichannel também tendem a privilegiar uma possibilidade de compra integrada entre vários canais, o que facilita a vida do cliente e o fideliza. 

Estratégias de marketing omnichannel e a Mobees

Quer ver alguns exemplos de estratégias de marketing omnichannel? Uma boa ideia é começar pelo lançamento da linha de cuidados para a pele da Kylie Jenner. Essa influenciadora e empresária varreu os Estados Unidos em maio de 2019 com a maior campanha de mídia programática em painéis de anúncios publicitários do mundo!

Para anunciar a Kylie Skin, além de ações nas redes sociais, foram contratadas 300 telas dentro de shoppings, 4300 outdoors e 1500 telas publicitárias de vídeo: tudo isso espalhado por mais de 1000 cidades do país. Por onde quer que se andasse, só se falava no lançamento da Kylie Skin.

Com isso, o objetivo foi alcançado: a empresa ganhou notoriedade, gerou burburinho nas redes sociais e matérias foram feitas sobre a campanha em meios de comunicação do meio da publicidade.

Sabe quais mídias também têm o poder de varrer a cidade e dar a impressão de que só se fala do seu produto? Exatamente, as telas digitais móveis da Mobees!

Vamos para uma outra maneira de usar as estratégias de marketing omnichannel? Imagine que você está no Rio de Janeiro e quer estimular a venda de um novo protetor solar. Para isso, é possível usar as opções de geolocalização dos anúncios publicitários da Mobees e exibir sua comunicação apenas em bairros de praia, próximos à Lagoa Rodrigo de Freitas ou do Aterro do Flamengo, por exemplo.

E, para tornar a campanha de marketing totalmente integrada, ainda é possível exibir criativos oferecendo códigos de desconto. Assim, o consumidor visualiza os anúncios publicitários, faz uma compra no seu site usando o cupom e, em seguida, só precisa passar na farmácia mais próxima para buscar o produto. Que tal?

Além disso, as nossas telas de OOH digitais permitem que você atualize a sua campanha com quantos anúncios publicitários quiser e são capazes de mensurar quantas vezes impactaram uma mesma pessoa nas ruas. Por isso, se o seu anúncio já tiver chegado para muitas pessoas que estão circulando em um mesmo bairro, é possível trocar os criativos para acrescentar um segundo nível de mensagem aos anteriores, construindo uma campanha mais complexa e potente.

Basicamente, o céu é o limite quando se trata das telas inteligentes da Mobees! Elas vão até a sua audiência nas regiões da cidade que mais fazem mais sentido para o seu negócio e complementam as suas estratégias de redes sociais, estendendo a mensagem da sua marca das telas dos celulares e computadores para as ruas. Bora experimentar? Acesse o nosso site, preencha este formulário e conheça todas as possibilidades do OOH digital da Mobees!