Introdução

A AdTech é a aliança existente entre a publicidade e a tecnologia, que pode proporcionar uma gestão inteligente de dados ligados ao universo digital. A partir do uso de ferramentas de software, as AdTechs possibilitam a mediação entre quem oferece o espaço publicitário e quem anuncia. 

Com isso, há uma série de vantagens envolvidas. Dentre elas, a excelência no monitoramento de resultados, tornando mais fácil a vida dos anunciantes para gerenciar suas ações digitais rumo aos melhores resultados. 

É importante lembrar que quando essas vantagens e facilidades tecnológicas se aliam à mídia exterior não tem mais sentido chamá-las de mídias off-line.


Por que a Mobees é uma Adtech? 


Antes de tudo, você precisa entender o contexto atual das AdTechs na corrida para a inovação. Atualmente, a convergência de meios e a fusão inteligente de precisão de dados geolocalizados já é uma realidade bem frequente no mercado publicitário, mas nem tanto quanto o OOH (Out Of Home).  

Inclusive, falamos sobre essas questões em dois posts específicos em nosso blog. O primeiro trata do Encontro da mídia programática com o digital OOH, e o segundo sobre a Internet das coisas: como esse conceito se expandiu para a vida nas cidades

A Mobees vem construindo possibilidades do mercado digital para a mídia exterior nesse cenário de inovação. Alternativas voltadas para as ruas, projetando cidades como o Rio de Janeiro no circuito de smart cities, acelerando o desenvolvimento econômico e fortalecendo a sustentabilidade local. 

Além da facilidade de anunciar de forma tão simples quanto nas plataformas do Google ou Instagram, há um leque de oportunidades com estratégias geolocalizadas de precisão para horários de rush ou concentração de determinado público de forma muito precisa, em um local escolhido. 

O carro está na rua circulando, o que faz toda a diferença. Isso significa que os profissionais de mídia podem contar com um recurso de rotas, elaborando planos de ações mais agressivos e levando as telas para a frente do ponto de venda do concorrente do seu anunciante, por exemplo. 

É mídia exterior, mas todas as métricas referentes à mídia programática podem ser utilizadas a favor da gestão de sua estratégia de mídia. 

Que tipos de benefícios públicos a Mobees oferece? 

A inovação também faz parte da inserção de marcas em veículos de comunicação que possam oferecer prestação de serviço às cidades, colaborando para agregar valor e construir reputação. Dessa forma, é possível engajar os anunciantes que optaram pela nossa AdTech no infoentretenimento e da publicidade mais comprometida com outros aspectos da vida de todo transeunte. 

Assim que a Mobees chegou ao Rio de Janeiro, foi oferecido 10% do tempo de circulação do nosso OOH para a Prefeitura do Rio de Janeiro, sem nenhum custo. Nesse tempo, eles puderam exibir anúncios sobre a sua gestão.

Confira a seguir alguns exemplos e possibilidades inteligentes:

Telas inteligentes da Mobees e o comprometimento com a via pública

Somos uma empresa de OOH que roda com as suas telas inteligentes pela cidade em cima dos carros de mobilidade urbana, como os de Uber, 99 ou de táxis. No caminho, vamos exibindo os anúncios publicitários dos nossos clientes e coletando dados sobre o nosso tráfego pelas vias urbanas. 

Ou seja, temos mais do que só o tempo de tela para oferecer à Prefeitura, nós também podemos compartilhar os dados que recolhemos pelo nosso percurso. Como os nossos equipamentos vão onde o motorista de aplicativo vai, nós acabamos detectando informações sobre engarrafamentos, índice de poluição por região da cidade, índice de ruídos, dados sobre buracos na via, entre outros.

Tudo isso é inteligência de uma AdTech no OOH. Basta que a gente envie um relatório ou compartilhe as informações para que a Prefeitura possa analisá-las e tomar as medidas cabíveis para resolver alguns problemas da cidade. 

Portanto, existe a presença das marcas no envolvimento prático da vida das pessoas, de forma a oferecer para população benefícios socioeconômicos. 


Ações em tempo real

As telas da Mobees podem ser um canal importante de comunicação com a população que está pelas ruas, especialmente em situações mais urgentes.

Por isso, o tempo de tela que a Mobees oferece do seu OOH à Prefeitura pode ser usado para diversas finalidades, como uma forma de dar orientações à população e informá-la de algo anormal que está acontecendo, como trânsito, fechamento de túneis e vias públicas ou até mesmo alerta de chuva.
Esse é só o começo da nossa trajetória. Temos muito a percorrer! Nós torcemos para que as nossas telas inteligentes possam oferecer carona para o sucesso de sua marca também.