Introdução

O conceito de Smart Cities é muito mais amplo do que imaginamos. Trata-se de convergências tecnológicas para contextos ou situações que ainda não foram possíveis de serem imaginadas, mas que, aos poucos, vamos conhecendo. Parece claro que falar em cidades inteligentes significa ter apenas o sinal de internet disponível para alguma ação ou coisa do tipo, não é esse o conceito e vamos demonstrar quais são as reais possibilidades de propostas estratégicas em Smart Cities


Neste post, você vai conhecer como a Mobees colaborou nos meses de junho a agosto de 2021, para que os bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro tomassem conhecimento de quem é a Gabriel e de sua atuação na vizinhança. 


Primeiro: você precisa conhecer o que é uma cidade inteligente

As cidades inteligentes são aquelas que apostam em tecnologia para criar estratégias de gestão inovadoras. O objetivo final das smarts cities é construir uma cidade onde os recursos sejam empregados na aceleração do seu desenvolvimento econômico, no fortalecimento da sustentabilidade e na oferta de construção de qualidade de vida para a população. 


Segurança, por exemplo, é um dos pontos importantes para a sensação de qualidade de vida, não é mesmo? Cidadãos frequentemente se mudam das suas cidades, movidos pela sensação de falta de segurança.

Em termos de infraestrutura urbana, outro caso é que as smart cities podem oferecer a implementação de tecnologias para vigilância nas ruas, além de facilitar a identificação de ocorrências on-line, em aplicativos ou sites.

Assim, a própria população ajuda a gerar dados que contribuem para desenhar uma melhor estratégia de patrulhamento, que ajude a reduzir os riscos em diversas áreas da cidade.

Segundo: apresentamos Gabriel e sua atuação na vizinhança


A startup Gabriel é um sistema de segurança condominial, que oferece a integração das câmeras entre os vizinhos. 

Vizinhos mesmos, daqueles que você vê de sua janela com uma ótima vista para as áreas internas do seu prédio, por exemplo. O que isso tem de diferente?

Quando os prédios do seu bairro possuem sistemas fechados de monitoramento, é cada um por si! Não existe o monitoramento integrado do que acontece na sua região ou nas cercanias do seu edifício. 

Integrar significa somar esforços colaborativos a fim de gerar segurança para todos, um enorme diferencial inteligente para essa oferta de serviço que depende de pontos de vista privilegiados.  

Gabriel e a Mobees: campanha regional provocou o efeito de rede na rede do cliente

Queríamos chamar atenção para esse aspecto inovador. Não é um serviço de segurança qualquer, é Gabriel, um novo vizinho no bairro. Convém ressaltar que a Gabriel não chegou à Zona Sul do Rio de Janeiro sozinha, chegou cheia de comunicabilidades integradas e convergentes. Isto significa, que em uma cidade inteligente você pode cruzar com outros parceiros que também utilizam a noção de rede. 

Nós, da Mobees, em uma soma de expertise estratégica, tornamos possível integrar a comunicação da campanha de chegada da Gabriel ao bairro, justamente provocando o efeito de rede na região. A campanha dizia apenas: Para a tristeza dos criminosos, chegamos: Gabriel.  



No primeiro mês de veiculação, impactamos 1,2 mi de homens e 943,3 mil de mulheres, em uma média de 12h por dia de campanha no ar. Esses dados e diversos outros podem ser extraídos de nossas plataformas de gestão, afinal, como explicamos em outro post, somos uma empresa de mídia exterior (OOH) que também é uma adtech. 


Ou seja, entregamos desde o início um impacto surpreendente com uma mensagem geolocalizada nos bairros, onde o serviço poderia ser oferecido pelo anunciante. Essas são as possibilidades de parcerias que as cidades inteligentes podem oferecer.  


Aliamos um esforço de precisão ao serviço do cliente, a partir de sua própria estratégia de naming, isto é, fazendo do efeito de rede do cliente uma metalinguagem criativa e instigante, porque, afinal, com um impacto inicial de 2,1 milhões de pessoas, temos certeza que todos se perguntaram: quem é Gabriel? Tornando a ação um sucesso tanto para o anunciante, quanto para nós da Mobees.